Antes de começarem a responder as questões, fiquem tranquilos. Não se preocupem em acertar o gabarito pois estaremos levando em consideração principalmente a justificativa.
Responda as questões a seguir baseando a justificativa no Código de Ética Médica:
1) Você está de plantão, sozinho, na emergência do Hospital Adão Pereira Nunes quando chega o Marcinho da Comuna, um famoso traficante e responsável por diversos homicídios que foi baleado e está em choque. Qual a sua conduta?
a) Sou obrigado a atendê-lo, pois o paciente corre risco de morte e não há outro médico para atendê-lo no momento.
b) Sou obrigado a atendê-lo, pois sou um médico e devo atender a todos que me procurarem, mesmo quem eu não deseje prestar atendimento.
c) Não sou obrigado a atendê-lo, pois tenho minha autonomia e não irei contrariar os ditames da minha consciência.
d) Não sou obrigado a atendê-lo, pois o paciente em questão é uma pessoa má e não merece os cuidados médicos.
Justifique:
2) Dona Maria, 98 anos, foi diagnosticada com câncer metastático terminal. Como deverá ser a sua abordagem?
a) Irei realizar biópsia em diferentes sítios com o objetivo de estagiar a lesão.
b) Usarei todos os métodos terapêuticos para salvar a paciente, incluindo quimioterapia e radioterapia.
c) Apenas irei providenciar uma melhor qualidade de vida nessa reta final, aliviando a dor e realizando medidas que visem diminuir o sofrimento da paciente.
d) A eutanásia deve ser considerada com os familiares.
Justifique:
3) Você diagnosticou um câncer no fígado de um paciente de 50 anos. Ele está impaciente querendo saber o diagnóstico. Qual seria a conduta mais apropriada?
a) Contaria para ele pois é um direito do paciente conhecer o seu diagnóstico.
b) Não contaria nada, apenas informaria aos familiares posteriormente.
c) Contaria apenas que ele tem uma doença no fígado, sem dar mais detalhes.
d) Pediria para que ele se retirasse do consultório pois eu não sou obrigado a contar o diagnóstico de ninguém.
Justifique:
4) Você está no seu consultório quando uma senhora liga para o seu celular perguntando o que ela poderia tomar, pois está com muita dor nas costas. O que você diria a ela?
a) “Sinto muito, mas eu não posso te atender agora pois estou no meio de uma consulta. Me ligue dentro de 1 hora que eu irei lhe passar um remédio maravilhoso para essa sua dor.”
b) “Você tem dipirona em casa? Se tiver pode tomar 1 comprimido de 6 em 6 horas que vai aliviar bastante a sua dor. Diclofenaco também é ótimo para esse problema!”
c) “Mas dói em algum outro lugar? Há quanto tempo começou isso? Tem fator de melhora ou piora? Já usou algum medicamento para esse problema?
d) “Sinto muito minha amiga, mas eu não posso receitar pelo telefone. Se a senhora quiser pode passar aqui no meu consultório que eu te atendo com o máximo prazer!”
Justifique:
5) Um senhor de 62 anos, hipertenso, sem outras co-morbidades foi ao seu consultório pela primeira vez. Ele está em uso de Captopril 25mg (2x/dia) receitado por um outro médico da cidade, sem efeitos colaterais. A PA no momento da consulta é de 130x80 mmHg. Qual seria sua conduta?
a) Mudaria o medicamento pois não gosto de usar o Captopril. Tentaria uma Losartana.
b) Não mudaria o tratamento pois é anti-ético mudar a prescrição de um outro médico. Caso fosse necessário, teria que comunicá-lo da minha decisão.
c) Mesmo que a PA estivesse muito elevada e o paciente estivesse com efeitos colaterais, eu não mudaria pois é anti-ético.
d) Apenas mudaria se houvesse indiscutível benefício para o paciente e não precisaria comunicar ao outro médico.
Justifique:
6) Você é um pediatra e está atendendo uma adolescente de 16 anos. Ela está sozinha no seu consultório pois você solicitou que a mãe se retirasse para conversar mais abertamente com a menina. Ela diz que não é mais virgem, faz sexo regularmente com seu namorado com uso de preservativos, mas que a sua mãe não pode saber disso de jeito nenhum. O que você faria?
a) Contaria à mãe pois ela que é responsável pela menina.
b) Não contaria a ninguém pois é um sigilo profissional e não põe a vida da paciente em risco.
c) Contaria à mãe, mas diria para ela que a filha não pode saber que você contou.
d) Não contaria à mãe, mas faria todo o possível para que ela descobrisse.
7) Uma mulher de 40 anos vem ao ambulatório Jammil Sabrá, onde você atua como médico da Clínica Médica. A queixa principal é “micose na unha”. Durante a anamnese revela ter se submetido por duas vezes a procedimentos abortivos sem que seu marido soubesse. Pede a você que mantenha sigilo absoluto, até mesmo para os outros médicos do ambulatório que porventura ela venha a se consultar.
Não há alterações na anamnese e no exame físico apenas onicomicose em 1° pododáctilo esquerdo. Diante dessa revelação, você tomaria a seguinte conduta:
a) Acionaria a polícia
b) Teria a obrigação de contar ao marido.
c) Diria para ela não se preocupar, mas seria obrigado a relatar o fato no prontuário.
d) Todas estão erradas.
Justifique:
8)Você está de plantão na UPA quando seu horário de expediente chega ao fim, no entanto, o medico responsável pelo próximo turno ainda não compareceu, você poderia deixar o local?
a) Sim, pois não há paciente algum a ser atendido nesse momento.
b) Sim, pois há enfermeiros habituados a lidar com as situações mais comuns do local.
c) Não, você acabou de medicar um senhor com pico hipertensivo e embora só exista ele de paciente no local, precisa esperar seus níveis pressóricos abaixarem.
d) Sim, não há pacientes no momento, você estará de plantão em outro local e não pode se atrasar.
Justifique:
9) Paciente internada no CTI necessita de hemotransfusão, no momento se encontra inconsciente. No entanto, quando de sua internação se manifestou contra tal procedimento sob qualquer circunstância, alegando ser contra os princípios de sua religião. Seu marido, também pastor da igreja compartilha da mesma opinião.
A sua conduta seria:
a) Realizaria a hemotranfusão, pois no instante em que foi necessário o procedimento a paciente não estava em condições de se pronunciar.
b) Não realizaria a hemotransfusão, pois nesse caso a decisão cabe aos familiares (o marido).
c) Realizaria a hemotransfusão somente se a paciente tivesse se manifestado anteriormente por escrito.
d) Realizaria a hemotransfusão independente da vontade da paciente, pois a mesma se encontra em risco iminente de morte.
e) Não realizaria a hemotranfusão, pois a vontade do paciente prevalece sob qualquer circunstância.
Justifique:
10) Sobre a legislação do aborto no Brasil, marque a alternativa correta.
a) É proibida qualquer medida abortiva, salvo quando houver risco de morte materna.
b) No caso de fetos anencéfalos, é permitida a realização do aborto.
c) É permitida a realização de medidas abortivas quando a gestante possuir menos de 14 anos de idade e não revelar a identidade paterna.
d) Todas estão erradas.
Justifique:
DISCURSIVA
Dê a sua opinião sobre o novo Código de Ética Médica e sobre a sua influência na relação Médico/Paciente. (Não é necessário ultrapassar 5 linhas)
Prazo de entrega: 30\10\10